5 Características de um Bom Profissional de Segurança

Quando o assunto é segurança, as características de um bom profissional são determinantes na qualidade dos serviços prestados. O processo de formação de uma boa equipe nessa área passa pela seleção dos profissionais, capacitação e reciclagens periódicas para o bom desempenho da profissão.

Mas o que será que é essencial para ser um bom profissional da área de segurança? Confira aqui 5 características que selecionamos como importantes:

1) SER SIMPÁTICO E CORDIAL
Um bom profissional deve ser simpático e cordial com todos em sua rotina. Dessa forma, além de causar uma boa impressão, ele consegue, ao mesmo tempo, cumprir as normas de segurança e evitar atritos causados por uma possível percepção de arrogância e/ou autoritarismo.

2) AGIR COM DISCRIÇÃO E EQUILÍBRIO
Trabalhar com a segurança de pessoas e/ou ambiente exige que o profissional seja sempre discreto e que mantenha sob sigilo informações sobre empresa, os clientes e a rotina do local. O segurança nunca deve compartilhar informações da sua atuação.

3) ESTAR ATENTO A TUDO QUE O RODEIA
É essencial que o profissional de segurança esteja sempre atento ao movimento do ambiente, circulação de pessoas, comportamentos comuns ou estranhos, e a todas às situações cotidianas. Além disso, é importante ter uma boa memória visual, para, se necessário, identificar com facilidade e clareza fisionomias ou placas de carro. Detalhes da rotina do ambiente também devem ser observados por esses profissionais, como portas e janelas abertas (quando deveriam estar fechadas) e horários de chegada de colaboradores.

4) TER BOA CAPACIDADE DE REAÇÃO A SITUAÇÕES ADVERSAS
É comum que pessoas fiquem “travadas” em situações de risco, mas com os profissionais da segurança isso não deve ocorrer. Eles devem ser capazes de manter a calma, o foco e o equilíbrio, seguindo com os procedimentos que aprenderam em treinamentos e reciclagens. Essa característica é uma das mais importantes, pois são nesses momentos adversos que a calma de um profissional dessa área é mais necessário.

5) SER DISCIPLINADO COM ROTINA E REGRAS
Seguranças devem ser, em sua natureza, responsáveis e disciplinados. Isso porque, grande parte das vezes, a jornada de trabalho é extensa e cai na rotina. Mas mesmo assim, é essencial estar alerta a todo o tempo, seguindo com disciplina os procedimentos da área.

DICA BÔNUS
– Apresentação Pessoal

A postura e aparência de um bom profissional de segurança conta muito. É importante que esteja sempre apresentável, com o uniforme impecável. Isso transmite melhor uma imagem de profissionalismo, além de intensificar a sensação de segurança nos ambientes onde atuam.

Para as empresas e pessoas que necessitam desse tipo do serviço de segurança, é essencial contar com profissionais capacitados e bem treinados, além de uma empresa especializada na área. Por isso o Grupo Interativa possui uma equipe especializada e conta com serviços de vigilância Armada e/ou desarmada, segurança privada VSPP, monitoramento eletrônico, escolta armada, análise de risco e muito mais.

Para realizar uma cotação, ou para mais informações sobre os serviços prestados em todo Brasil, entre em contato pelo telefone 4000-1511.